Responsive Ad Slot

Maceió registra cinco ocorrências com morcegos em janeiro

O número já equivale ao total de registros feitos durante todo o ano de 2024, acendendo um alerta para os riscos associados a esses animais

25_02

/ Por Redação
Maceió registra cinco ocorrências com morcegos em janeiro | Foto: Reprodução

O Laboratório de Entomologia da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vinculado à Secretaria de Saúde de Maceió, registrou cinco ocorrências envolvendo morcegos em janeiro de 2025. O número já equivale ao total de registros feitos durante todo o ano de 2024, acendendo um alerta para os riscos associados a esses animais.

De acordo com Carlos Fernando Rocha, biólogo e responsável técnico da UVZ, os moradores devem ter cautela ao encontrar morcegos mortos, caídos ou agonizantes, pois eles podem estar contaminados com o vírus da raiva, que pode afetar humanos e animais como cães, gatos, suínos e equinos.

“A quantidade de ocorrências registradas apenas em janeiro já iguala o total de 2024. Isso reforça a necessidade de atenção da população e a importância de saber como agir ao se deparar com um morcego debilitado”, alerta Rocha.

Como proceder ao encontrar um morcego?

É fundamental observar comportamentos incomuns desses animais, como voar ou se alimentar durante o dia ou permanecer caído no chão. Caso isso ocorra, a recomendação é acionar imediatamente a UVZ para que uma equipe especializada faça a remoção segura do animal.

“Recebemos casos em que cães e gatos foram vistos brincando com morcegos, o que representa um grande risco. Nesses casos, os tutores devem entrar em contato pelo WhatsApp da UVZ para que possamos recolher o animal. Se o morcego estiver doente ou morto, a orientação é cobri-lo com um recipiente para evitar contato até a chegada da equipe”, explica Rocha.

Importância da vacinação contra a raiva

Caso cães ou gatos tenham interagido com um morcego, os tutores devem informar à UVZ. Se a vacinação contra a raiva do pet estiver desatualizada há mais de um ano, a equipe que recolher o morcego também aplicará a vacina no animal para garantir sua proteção.

Contato para denúncia

Para solicitar a remoção de morcegos ou obter informações, a população pode entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses pelos seguintes canais:

📞 WhatsApp: (82) 98882-8240
📞 Telefone fixo: (82) 3312-5485
📅 Horário de atendimento:
• Segunda a sexta-feira: 8h às 16h
• Sábados e domingos: 8h às 14h (exceto feriados)

© 2022 - 2024 | Alagoas Minuto. Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.