Responsive Ad Slot

Prefeito de Costa Rica rejeita material do MEC e mantém ensino com coleção particular para 2025

Cleverson Alves alegou que ideologia de gênero, política e religiosa devem ser responsabilidade da família, não do poder público

25_02

/ Por Redação
Cleverson Alves alegou que ideologia de gênero e política devem ser responsabilidade da família, não do poder público | Foto: Assessoria/Prefeitura de Costa Rica

A Prefeitura de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul optou por não adotar o material didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ano de 2025. A decisão foi anunciada pelo prefeito Cleverson Alves (PP), que divulgou a escolha por meio de um vídeo em suas redes sociais nesta segunda-feira (17/2).

De acordo com o chefe do Executivo municipal, a substituição do material do Ministério da Educação (MEC) se deve à postura do programa que, segundo ele, “não condiz com a ideologia de gênero, ideologia política e ideologia religiosa” que devem ser discutidas dentro do contexto familiar, e não pelo poder público.

O prefeito Cleverson Alves esclareceu que os novos livros didáticos, que já estão sendo distribuídos aos alunos, serão do sistema de ensino Aprende Brasil. Essa mudança impacta os 4.882 estudantes da rede municipal de ensino, que, a partir deste ano letivo, começarão a utilizar o novo material.

A decisão é incomum, pois Costa Rica sempre fez uso dos livros fornecidos pelo PNLD, assim como outros municípios e o próprio governo estadual. O programa do MEC, que há anos distribui materiais didáticos e pedagógicos gratuitamente, oferece às redes municipais a oportunidade de escolher livros dentro de um catálogo e recebê-los sem custos.

Apesar de não criticar diretamente o material do MEC, o gestor sugeriu que a opção por livros alternativos se dá por conta da visão de que os materiais didáticos do PNLD são “enviesados” em relação a certos temas. Conforme o regulamento do PNLD, o programa tem como princípios a promoção do respeito às diversas concepções pedagógicas, à pluralidade de ideias e à autonomia das instituições educacionais.

Veja o vídeo:

© 2022 - 2024 | Alagoas Minuto. Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.