ALE aprova projeto que leva internet ao campo e avança em outras pautas sociais | Foto: Reprodução |
O projeto foi aprovado por unanimidade durante sessão ordinária presidida pelo vice-presidente da Casa, deputado Bruno Toledo (MDB), e agora segue para votação em 2º turno, prevista para a próxima semana. Caso seja aprovado novamente, será encaminhado para sanção do governador Paulo Dantas (MDB). “A conectividade é essencial para o desenvolvimento da atividade agrícola, inclusive para os novos técnicos e engenheiros, que já atuam com base em ferramentas digitais. É uma forma de incluir o homem do campo na transformação tecnológica e garantir mais eficiência na produção”, destacou Ronaldo Medeiros.
O projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com parecer favorável do deputado Alexandre Ayres (MDB), e também pela Comissão de Ciência e Tecnologia, onde recebeu apoio do deputado Breno Albuquerque (MDB).
Pauta social em destaque
Outro projeto de forte impacto social aprovado na sessão foi o PL 213/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam Pinheiro (União Brasil), que garante a cessão de passagens no transporte municipal para mulheres vítimas de violência doméstica. A proposta busca assegurar o deslocamento de mulheres em situação de risco até a casa de familiares ou para tratamentos, especialmente nos casos em que há dependência financeira do agressor.
A deputada Gabi Gonçalves (PP), relatora da matéria na CCJ e integrante da bancada feminina, destacou a importância da iniciativa como instrumento de proteção e acolhimento.
Também de autoria de Leonam, foi aprovado o PL 40/2023, que cria o “Programa Agiliza Aê”, voltado à transformação digital dos serviços públicos estaduais. O objetivo é ampliar o acesso remoto da população a serviços governamentais por meio de dispositivos móveis, facilitando a interação entre o cidadão e o Estado.