![]() |
Centro de Maceió | Foto: Edilson Omena |
Segundo o diretor-presidente do DMTT, André Costa, a principal mudança envolve os ônibus que vêm da parte alta da cidade, utilizando os corredores da Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. Esses coletivos deixarão de circular pela Rua do Comércio e passarão a ter pontos distribuídos na Rua Cincinato Pinto e na Rua do Sol.
“A demora para atravessar o Centro compromete o tempo total da viagem. Para solucionar isso, será criado um mini anel viário com faixa preferencial para ônibus à direita, garantindo maior rapidez no trajeto”, explicou André Costa em entrevista à TV Pajuçara.
A reestruturação faz parte de uma preparação para a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), um modelo de transporte público rápido e eficiente que utiliza ônibus de alta capacidade.
Além das mudanças no transporte coletivo, o DMTT anunciou a criação de faixas verdes para pedestres no Centro de Maceió. O objetivo é ampliar os espaços para circulação de pessoas, garantindo maior segurança e acessibilidade.
“Haverá áreas específicas para carga e descarga, pontos exclusivos para embarque e desembarque de transporte por aplicativo e espaços reservados para ônibus de turismo. Queremos resgatar a vocação turística do Centro e integrá-lo ao restante da cidade”, destacou André Costa.
O projeto foi elaborado com base em estudos técnicos, incluindo contagem veicular, análise de GPS dos ônibus e levantamento da origem e destino dos passageiros.
As primeiras sinalizações das novas regras começam a ser implementadas ainda em março. Em abril, serão intensificados os trabalhos de pintura e renovação das faixas. O cronograma prevê pausas estratégicas durante datas de grande movimentação no comércio, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, para evitar impactos negativos nas vendas.
A Aliança Comercial participou da reunião e contribuiu com sugestões para minimizar impactos nos lojistas e consumidores. Guido Júnior, presidente da entidade, ressaltou que as mudanças são essenciais para a modernização do Centro.
“O objetivo da reunião foi discutir e propor soluções para que as mudanças beneficiem a todos. A Prefeitura também já sinalizou que haverá a reforma de todo o calçadão e a criação de um Centro Administrativo, reforçando o compromisso com a revitalização da região”, afirmou.