O governo federal anunciou, na noite desta quinta-feira (6), a isenção do imposto de importação sobre uma série de produtos alimentícios, como carne, café, açúcar, milho, azeite de oliva, óleo de girassol, sardinha, biscoito entre outros produtos.
A iniciativa tem como objetivo frear a alta da inflação dos alimentos, que vem pressionando o bolso dos brasileiros.
A decisão foi divulgada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, que destacou a importância da medida para garantir o poder de compra da população.
Além da desoneração das tarifas de importação, a proposta inclui a discussão com governadores sobre a isenção do ICMS sobre produtos da cesta básica e a aceleração do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem, permitindo a venda de itens como leite, mel, ovos e carnes em todo o território nacional.
Também está prevista a ampliação dos estoques públicos de alimentos para conter oscilações de preços em momentos críticos.
Evandro Gussi, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, ressaltou que a medida atinge tanto setores em que o Brasil já é competitivo quanto aqueles em que há dependência de importação.