![]() |
Cabos de energia elétrica | Foto: Reprodução |
Segundo a Ilumina, o cabeamento improvisado chegou a desligar um dos postes da região devido ao volume de energia desviado. Os técnicos da autarquia interromperam a conexão irregular e orientaram os ambulantes sobre os riscos da prática, como fuga de corrente, superaquecimento dos cabos e energização de postes metálicos, o que pode causar choques elétricos fatais. Os trabalhadores se comprometeram a buscar a concessionária de energia elétrica para regularizar a situação.
Além da remoção da ligação clandestina, a Ilumina informou que vai reforçar a segurança dos equipamentos públicos, soldando a tampa de acesso aos circuitos de iluminação, garantindo o funcionamento adequado da rede. O serviço será realizado nesta terça-feira (25).
O diretor-presidente da autarquia, Gutenberg de Melo, fez um apelo à população para que denuncie esse tipo de crime. “Os furtos de energia, cabeamentos e equipamentos causam uma série de prejuízos e colocam a população em grande risco, seja pela vulnerabilidade causada pela falta de iluminação ou por posteriores problemas nos equipamentos energizados. Contamos com toda a população para que denuncie esses crimes”, declarou.
Denúncias sobre irregularidades na rede de iluminação pública podem ser feitas à Polícia Militar, pelo 190, à Guarda Municipal, pelo 153, ou diretamente à Ilumina, pelo telefone 0800 545 1160.