![]() |
Defensoria encontra irregularidades durante vistoria em ônibus escolares de Maceió | Foto: Rerprodução |
Bancos rasgados, portas quebradas e pneus carecas. Esse é o estado de alguns dos ônibus utilizados no transporte escolar da Prefeitura de Maceió, conforme constatado em uma vistoria realizada nesta quinta-feira (06), com acompanhamento da Defensoria Pública de Alagoas. Os veículos fazem as linhas que atendem alunos das escolas municipais Benedita da Silva Santos e Santo Antônio, no Benedito Bentes e na Usina Cachoeira do Meirim.
A inspeção reforça uma denúncia grave: a Prefeitura estaria descumprindo uma decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que, ao permitir o retorno do serviço em fevereiro, determinou que todos os veículos passassem por vistoria do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) antes de entrar em circulação. No entanto, segundo o defensor público Lucas Valença, apenas 51 dos 240 ônibus usados no transporte escolar foram submetidos ao procedimento. Mesmo assim, toda a frota já estaria operando.
Segurança comprometida
“A ordem do Poder Judiciário está sendo desrespeitada. Apenas pouco mais de 21% dos ônibus que estão circulando passaram pelo procedimento. Vamos comunicar isso ao presidente do TJAL e pedir, imediatamente, ao Município que coloque nas ruas somente os veículos que tenham o mínimo de segurança para as crianças e adolescentes matriculados na rede pública municipal”, declarou Lucas Valença, em entrevista à TV Pajuçara.
A Defensoria já havia alertado para a gravidade da situação e cobrado providências. “A Prefeitura estava ciente e deveria ter adotado medidas emergenciais desde o ano passado. Agora, para não prejudicar os alunos e pais, é necessário que seja definida uma resolução imediata. A situação não deveria ter chegado a este ponto”, lamentou Valença.