Responsive Ad Slot

MEC divulga lista de espera do Prouni 2025/1; candidatos têm até 11 de abril para comprovar informações

25_04

/ Por Redação

 

MEC divulgou nesta terça-feira (1º) os pré-selecionados na lista de espera para bolsas do Prouni | Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (1º) a lista de espera dos candidatos pré-selecionados para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025. Os interessados podem conferir o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha da conta Gov.br.

Procedimentos para os selecionados

Os candidatos que constam na lista de espera devem comparecer à instituição privada de ensino superior escolhida entre os dias 1º e 11 de abril para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. A faculdade determinará se a documentação pode ser entregue de forma presencial ou virtual.

Os documentos exigidos incluem identificação do candidato e dos membros da família, comprovantes de residência, de escolaridade do ensino médio, de rendimentos e, quando aplicável, documentos que atestem separação, divórcio, óbito dos pais ou condição de pessoa com deficiência. Professores da educação básica também devem apresentar documentação específica.

Para ter direito à bolsa integral (100%), o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277). No caso das bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar três salários mínimos (R$ 4.554). Além disso, as instituições de ensino podem exigir critérios adicionais.

Na edição do primeiro semestre de 2025, o Prouni disponibilizou 338.444 bolsas de estudo em 403 cursos de 1.031 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Dessas, 203.539 são bolsas integrais e 134.905 são parciais.

A seleção inicial contou com 1,5 milhão de inscrições, sendo que cada candidato poderia optar por até dois cursos. Na primeira chamada, divulgada em fevereiro, 197.080 estudantes foram pré-selecionados. Já na segunda chamada, foram convocados 86.373 candidatos.

Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos completa 20 anos em 2025. Desde sua criação, mais de 3,4 milhões de estudantes foram beneficiados com bolsas integrais ou parciais para cursar graduação em instituições particulares.

O Prouni tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior, oferecendo oportunidades para estudantes de baixa renda ingressarem em universidades privadas por meio de bolsas de estudo financiadas pelo governo federal.


© 2022 - 2024 | Alagoas Minuto. Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.