Responsive Ad Slot

Prisão de Collor ocorre em meio a rompimento entre Globo e afiliada TV Gazeta

25_04

/ Por Redação

Rede Globo e Fernando Collor | Foto: Reprodução
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (24) a prisão imediata do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor, após rejeitar os últimos recursos apresentados pela defesa contra a condenação a oito anos e dez meses de prisão em regime fechado. A medida ocorre em meio ao conturbado processo de rompimento entre a TV Globo e a TV Gazeta de Alagoas, afiliada comandada pelo próprio Collor.

A decisão de Moraes foi tomada antes mesmo da análise do plenário da Corte, prevista para esta sexta-feira (25), em sessão virtual convocada pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso. O julgamento será realizado ao longo do dia, com início às 11h e encerramento às 23h59, quando os ministros decidirão se mantêm a prisão de Collor, que foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um desdobramento da Operação Lava Jato envolvendo contratos fraudulentos na BR Distribuidora.

Além do impacto jurídico, a prisão de Collor também repercute no cenário midiático. A condenação do ex-presidente foi um dos fatores apontados pela TV Globo, em outubro de 2023, para justificar o fim do contrato de afiliação com a TV Gazeta. Na ocasião, a emissora alegou que escândalos de corrupção e o uso indevido da afiliada em benefício de interesses pessoais e políticos de Collor tornavam insustentável a continuidade da parceria.

O encerramento da afiliação entre Globo e Gazeta representa um marco importante na televisão alagoana, já que a parceria entre as duas emissoras durou mais de 40 anos. A decisão da Globo, respaldada por sua área jurídica e de compliance, ganhou força justamente após a condenação de Collor pelo STF.

Com a prisão decretada e o julgamento do plenário do STF prestes a ocorrer, o futuro político e empresarial de Fernando Collor segue envolto em incertezas, enquanto a TV Gazeta tenta se reposicionar no cenário da comunicação local após a ruptura com a maior emissora do país.

© 2022 - 2024 | Alagoas Minuto. Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.