![]() |
Aplicativo da Receita Federal | Foto: Reprodução |
Na manhã desta terça, contribuintes relataram dificuldades para acessar o sistema da Receita Federal e visualizar a declaração pré-preenchida. De acordo com o órgão, a previsão era de que a liberação da funcionalidade ocorresse a partir das 9h.
Facilidade no preenchimento
A declaração pré-preenchida facilita o processo para o contribuinte ao carregar automaticamente informações sobre rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Para acessar essa modalidade, é necessário possuir conta nos níveis Prata ou Ouro no gov.br.
Além disso, há a possibilidade de utilizar o site ou aplicativo Meu Imposto de Renda, permitindo que o contribuinte conceda autorização de acesso à declaração pré-preenchida para terceiros, sem necessidade de compartilhar a senha do gov.br.
Greve dos auditores afetou prazo
O atraso na disponibilização da declaração pré-preenchida está relacionado à greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que reivindicam reajuste salarial.
Nas últimas semanas, contribuintes que acessaram a opção pré-preenchida conseguiam visualizar apenas informações básicas, como nome, CPF, endereço e rendimentos recebidos. A partir de agora, o sistema passará a incluir dados mais detalhados, como:
Contribuições de previdência privada;
Atualização do saldo de contas bancárias e poupança;
Atualização do saldo de fundos de investimento;
Imóveis adquiridos no ano-calendário;
Doações efetuadas no ano-calendário;
Conta bancária/poupança ainda não declarada;
Fundos de investimento ainda não declarados;
Contas bancárias no exterior.
Expectativa de adesão ao formato
A Receita Federal estima que 26,33 milhões de declarações (57% do total) serão enviadas pelo formato pré-preenchido em 2025. Em 2024, foram registradas 17,89 milhões de declarações pré-preenchidas, representando 41,2% do total.
Até a manhã de segunda-feira (31), já haviam sido entregues 5,21 milhões de declarações do Imposto de Renda. O prazo final para envio é 30 de maio, e a expectativa é de que 46,2 milhões de documentos sejam recebidos neste ano.